A Beladona
A Beladona é bastante vendida em Portugal, apesar do bolbo da planta ser altamente tóxico para o Homem e para os animais. O seu princípio activo é a Licorina Acetil Caramina Ambelina, e a ingestão de qualquer parte do bolbo provoca distúrbios gastro-intestinais. Se ingerido em doses altas, provoca mesmo a paragem cardíaca. Da flor emana um perfume tão intenso que é também frequente provocar dores de cabeça às pessoas mais sensíveis.
Amaryllis (o nome de uma pastora na poesia grega clássica) é o nome do género que engloba a Beladona (Amaryllis belladonna), que começou a ser amplamente cultivada no princípio do século XVIII. Originário da África do Sul, este género não deve ser confundido com o americano Hippeastrum, menos rústico do que o Amaryllis. Ambos os géneros se chamavam Amaryllis até 1984-7, altura em que se decidiu designar com este nome apenas o género sul-africano, atribuindo ao americano um outro nome.
As flores, grandes trombetas ou mais parecidas com lírios, fazem desta planta um excelente elemento de jardim e de vaso, proporcionando efeitos florais impressionantes. A beladona e os seus híbridos cobrem um alargado espectro de cores, desde o vermelho ao cor-de-rosa e ao branco. As flores robustas, com as mais variadas texturas, tornam-na visualmente ainda mais apelativa.
Quando manuseado e tratado com cuidado, um bolbo pode produzir flores durante mais de 75 anos. Bolbos de boa qualidade conseguem produzir até 12 flores numa única haste.
A altura ideal para plantar em exterior é o mês de Setembro e o princípio de Outubro. A planta prefere uma temperatura amena para crescer. No entanto, assim que floresce, temperaturas mais frescas permitirão manter a flor por mais tempo. Quando a planta é mantida em interior, floresce 6 a 8 semanas após ter sido plantada, dependendo da temperatura, da luz e da variedade da planta. Em exterior demora um pouco mais. Assim que uma das flores começa a murchar, deve ser cortada pela sua haste, poupando assim alimento que servirá a outras flores ainda em desenvolvimento e às folhas, que são o garante de alimento para as flores do ano seguinte.
Etiquetas: Flores
3 na rega:
Boa Noite,gostaria de saber se é posssivel eu adquirir algumas mudas da flr belladonna com vc pois etou montando uma clinica de medicina estetic que usara o nome dta flor e pela su histori dntro d medicina sendouma forma cultural de se ensnar historia da medicina e botanica em nossa clinica assim como mostrar a titulo de curiosidade para as pesoas a origem do nomeda clinica
Boa tarde,eu gostaria de saber se vende ou sabe quem vende beladona aqui no porto se sim aonde.
Bom dia eu gostaria de saber se alguém sabe onde se vende beladona aqui em Lisboa?
Por favor se alguém souber me diga
Enviar um comentário
<< Home