2004/08/26

A Tulipa



É comum pensar-se que as tulipas são originárias da Holanda, tamanha é a associação existente entre elas e este país. No entanto, esta é uma flor selvagem originária da Pérsia. Outras referências defendem que as tulipas são originárias da China, de onde foram levadas para as montanhas do Cáucaso e Pérsia. Por volta de 1500, foram extensivamente cultivadas na Turquia, e foi por causa da sua semelhança com o tulbend (um turbante usado pelos homens turcos) que foram chamadas tulipan. Chinesas ou persas, o facto é que elas se tornaram uma paixão para os holandeses, e essa paixão foi tão forte que chegou mesmo a gerar uma especulação financeira nunca vista até então nesse país.

Em 1562, bolbos de tulipa chegaram a Antuérpia, depois do botânico Conrad von Gesner as catalogar em 1559. Mas foi na Holanda que os bolbos encontraram terras férteis ideais, além de um povo que simplesmente amava flores. O entusiasmo pela tulipa gerou o desenvolvimento de muitas variedades com diferentes tamanhos e cores, chegando algumas variedades a um tal grau de raridade que uma única flor podia alcançar preços astronómicos. Antes do fim do século, as tulipas eram tão raras que só as classes verdadeiramente abastadas as podiam adquirir - por conseguinte, tornaram-se num símbolo de posição social, num sinal exterior de riqueza. Porém, comprar e vender tulipas tornava-se numa actividade cada vez mais lucrativa para os comerciantes: no Verão já se negociavam os bolbos que haviam de florescer na Primavera seguinte, cerca de um ano depois. O valor de uma propriedade de bolbos por florir podia passar, em poucas semanas, de 90 para 900 florins. A situação tornou-se tão crítica que o governo teve de intervir com leis rígidas para acabar com a especulação desenfreada. Quando os plantadores de tulipas entraram em colapso a Holanda viu-se em plena ruína financeira, tal a dependência económica do país daquele produto. Esta flor foi-se impondo aos poucos como o emblema nacional da Holanda.



Logo após a Segunda Guerra Mundial os holandeses transportaram milhares de bolbos para Ottawa, no Canadá. Este gesto simbólico mostrou a sua gratidão para com os soldados canadianos por livrar a Holanda da ocupação alemã, mas também para com o governo canadiano por ter recebido a sua rainha enquanto a guerra durasse. Este gesto notável ainda hoje é lembrado como uma oferenda única na história das relações internacionais.

Os bolbos de tulipa suportam bem o frio - na verdade, necessitam de passar um período de baixas temperaturas invernais para conseguir chegar à florescência de qualidade. Planta da família das Liliáceas, a tulipa produz folhas que podem ser oblongas, ovais ou em forma de lança. Do centro da folhagem surge uma haste erecta, com uma flor solitária formada por seis pétalas. As cores e as formas são variadas. Existem muitas variedades cultivadas e milhares de híbridos em diversas cores, tons matizados, pontas picotadas, etc.



A tulipa transporta consigo uma mensagem de elegância, sensibilidade e amor: a vermelha é uma declaração aberta de amor, um presente de um amante que se quer perfeito; a amarela expressa um amor sem esperança; a matizada pretende ser uma referência aos belos olhos de quem a recebe.

Etiquetas:

1 na rega:

At 21:10, Blogger mfc disse...

O "must" do marketing é a identificação do produto através da marca.
As pessoas pedem por "gilletes" e não lâminas de barbear; pedem por "kleenex(es) e não por lenços de papel etc.
Só temos que dar os parabéns à Holanda pela origem das tulipas, não é?

 

Enviar um comentário

<< Home