2004/07/28

O Crisântemo


Na China o crisântemo é usado como flor ornamental há mais de 2000 anos. Considerado uma das quatro plantas "nobres" chinesas (sendo as outras o bambu, a ameixeira e a orquídea),era também o distintivo oficial do antigo exército chinês. Era uma flor tão distinta que o seu cultivo era proibido em jardins de pessoas de classe baixa.

O seu cultivo chegou no entanto ao Japão, onde se tornou a flor símbolo deste país, tendo sido utilizado para forrar o trono do Imperador que até os dias de hoje é chamado "Trono do Crisântemo". Como sabemos, a esfera na bandeira japonesa representa o sol nascente, mas apenas por associação - na verdade, é o coração de um crisântemo despojado das suas pétalas. Os japoneses tomaram esta flor como um símbolo do sol (e bem, uma vez que a sua origem etimológica remete para o grego "chrysos" (ouro) e "anthos" (flor)), considerando também o desdobramento ordenado das suas pétalas um símbolo da perfeição. É costume ainda hoje colocar uma pétala de crisântemo no fundo de um copo de vinho, quando é pretendido encorajar uma vida longa e saudável. 

O crisântemo foi introduzido na Europa pela França no último terço do século XVIII. Os primeiros cultivos na Península Ibérica coincidem com o início do século XIX. O crisântemo comercializado actualmente é um híbrido completo, tendo sido consecutivamente melhorado geneticamente para chegar às variedade que se conhecem hoje, das quais se destacam a Margarida, talvez o crisântemo mais comum na Europa, o Crisântemo-agulha, com pétalas pontiagudas, e o Pom-pom, crespo e arredondado (os 3 tipos estão representados abaixo).

Esta flor tem diferentes significados de acordo com a região do planeta onde for oferecido. No México por exemplo a oferta de crisântemos é considerada abertamente uma declaração de amor. Já no continente europeu alguns tipos de crisântemo são conotados com a morte, e muito usados em arranjos florais funerários, nomeadamente o Pom-pom. Mas mesmo este tipo é cada vez mais bem visto pela sua maravilhosa complexidade. O crisântemo é uma flor contraditória, capaz de representar a morte e a vida, o sol e a obscuridade, os bons e os maus presságios, mas sempre gloriosa!


Etiquetas:

1 na rega:

At 19:43, Anonymous Anónimo disse...

Boa tarde,
estou com um crisantemo, esse tipo globo, branco, nas pétalas bem de baixo tem pinceladsa rosadas. Quero muito tirá-lo do vaso e plantar no jardim, mas não tenho nem idéia de como fazer. No vaso tem um talo de uns 30 cm e a flor, já está bem aberta, e junto mais um talinho começando a surgir, deve ter uns 7 cm. Posso já tirá-lo do vaso ou preciso esperar a flor secar? A terra aqui é terra vermelha, sudoeste do Paraná, coloco algum tipo de adubo no jardim pra preparar a terra? Bom, qualquer dica será muito bem vinda, pois esta flor é muito especial pra mim...Se possível me responder, pode enviar para: kellybilibio@gmail.com
Grata,
Kelly

 

Enviar um comentário

<< Home